O fim de um ciclo

ah...Paris...ainda vou lá

Quando entrei em jornalismo na PUC, eu tive que escolher uma língua estrangeira como grade do curso. Como eu já tinha terminado o inglês e estava no meio do espanhol, resolvi encarar o desafio de estudar francês. Foi um ano repleto de aulas, mas confesso que não havia entendido muita coisa. Por isso, no ano seguinte, me matriculei na Aliança Francesa.

Nunca me esqueço daquele primeiro dia de aula. Aquela sensação engraçada de não entender nada o que a professora estava falando, doía até o cérebro de tanto que eu forçava para entender. Mas esse desespero só durou os dois primeiros sábados de manhã, sim eu fazia aos sábados.

A turma era grande: 13 alunos. Dos mais diferentes estilos, idades e sonhos, mas todos ali com a mesma vontade: aprender francês. Depois que “peguei o jeito”, o básico 1 acabou sendo fácil. Tinha muitos jogos, falação e exercícios para praticar. A turma estava tão empolgada que até fizemos naquele semestre mesmo, um grupo de estudo.
Nunca vou esquecer da técnica da “cuspida e catarrada” para falar o verbo prendre da maneira correta.

No básico 2 já sentimos aquela derrubada: alguns não continuaram, outros repetiram (não sei como, sinceramente), mas fomos firmes. Tempos verbais e conjugações começaram a fazer parte da nossa vida. Foi tão legal conseguir contar uma coisa no passado!! Graças ao chapeuzinho do passé composé. Ficou marcado o desenho da casinha explicando quando usar être e quando usar avoir.
O mais engraçado é que eu nunca mais esqueci.

Fui caminhando e a turma diminuindo. Básico 3, Intermediário 1…quando chegou no 2, aconteceu o que eu esperava: a turma acabou. Não tinha alunos suficientes e lá fui eu fazer o curso de sábado a tarde. Affe!! Achava que seria terrível, mas a turma e as professoras foram tão incríveis que valia a pena perder meus sábados a tarde.

O problema veio quando entrei no avançado, tive que mudar de unidade e dei de cara com uma professora que não deu muito certo. Sabe aquela coisa de “santo não bate”? Pois é, eu entendi naquele momento o que significava isso.
Naquele semestre foi a primeira vez que me desencantei com o francês, isso depois de três anos.

Mal terminei o avançado 1 fui obrigada a parar. Tinha começado a trabalhar e ainda tinha aula aos sábados na faculdade. Foram 06 meses sem aula. Estranho, mas eu dava meu jeito. Ouvi muita música, lia muito e tentava participar de chats em francês.

Até que no início deste ano, tive a oportunidade de voltar: para a mesma unidade e horário de quando me matriculei pela primeira vez. Entrei numa turma que me recebeu de braços abertos e encontrei uma professora muito querida, que me incentivava enquanto eu ficava que nem louca entre francês-trabalho-faculdade.

Foi difícil conciliar tudo…e..neste sábado foi a última aula. Um sentimento engraçado estava dentro de mim. Um mix entre “alívio que terei meus sábados de volta”e tristeza que “mas já acabou?Queria mais”.

Enquanto aguardo o resultado do Delf B2, fico aqui com aquele sentimento de quando um ciclo se fecha. Foi assim com o inglês e espanhol…por que não iria ocorrer o mesmo com o francês? Para completar, só falta ir para Paris para ver como eu viro…ah..Paris…foi por causa deste lugar que resolvi estudar francês…

Salut, mes amies! Comme n’existe pas en français une éxpression sur ça, je vous dis: vou sentir saudades

Anúncios

2 thoughts on “O fim de um ciclo

  1. Livia Di Bartolomeo diz:

    devo dizer por aqui para não alterar o post que fui aprovada no exame Delf, no diploma B2
    Agora sim =) atestada que sou do nível avançado! Grandes emoções

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s