Uma opinião sobre “Eclipse”

ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS

Ontem eu fui assistir  “Eclipse”, terceiro filme da Saga Crepúsculo.  Estava empolgada porque muita gente que detesta a série dizia ser o melhor até agora. Sem contar que fãs enlouquecidas compraram mais de 90 mil ingressos antecipados para ver a pré-estreia  às 0h00 do dia 30 de junho.  Até pensava que não seria possível assistir neste final de semana.

Mas como metade das salas do cinema que freqüento estava oferecendo o longa, consegui. Compramos pela internet para evitar demoras, jantamos e momentos antes fomos para a fila que já se formava na frente da sala.

O filme começa com uma sacada boa que não tem no livro. Grande mérito do roteirista.  Logo de cara sabemos como Riley foi transformado em vampiro. Este personagem até ganha um destaque que não havia no livro. Conhecemos seus pais e como Charlie, pai da Bella, fica preocupado com o desaparecimento do jovem rapaz.  Mas a parte surpreendente acaba aqui.  O logo da saga aparece e tudo começa a desmoronar.

Uma das milhares cenas de amor entre Bella e Edward

Não culpo o diretor, culpo o responsável pela montagem do filme. Isto porque em quase todas as cenas de diálogo os cortes de plano e contra-plano estão MUITO, mas MUITO mal feitos. A não ser que a ideia original fosse que a gente não visse o personagem que fala e somente aquele que está ouvindo.

Um exemplo, uma cena super delicada e engraçada entre Bella e seu pai na cozinha. Charlie tenta iniciar uma conversa sobre sexo seguro com sua filha. No livro, dá para sentir a tensão, mas na telona a cena fica esquisita. Quando Charlie está falando, só vemos a cara da Bella e vice-versa. Ainda mais quando ela anuncia que é virgem. O plano nela tem 1 segundo e já corta para um plano geral dela correndo para a escada. Aquilo me incomodou, pois em todo filme os planos e movimentações de câmera fazem com que a gente se sinta dentro do filme, como um figurante.  Basta lembrar da primeira vez em que Jacob aparece na tela: câmeras meio tremidas, planos curtos e em detalhes. E bem nesta da cozinha, há um corte brusco que nos distancia.

Os Cullen se preparando para lutar contra os recém-criados

O mesmo ocorre com a luta entre lobos, vampiros e os recém-criados. A cena de luta de Neo e Smith em Matrix, ganha de dez a zero.  Acho que aqui houve um abuso da tecnologia, é tudo tão rápido que não dá para entender muito. Só vemos borrões. Em Matrix, havia bons planos das reações dos personagens.  Mas a tecnologia teve seu lado bom sim. Os lobos foram muito bem feitos. Os pêlos são tão incríveis quanto os de Sully, em Monstros  S.A.

Voltando à montagem, enquanto eu assistia ao filme surgiu uma dúvida: será que quem não leu o livro está entendendo alguma coisa? Para quem não leu: quando Bella diz: “Sou a Suíça”, faz algum sentido para você? Se você leu o livro, faz.

No desespero de comprimir a história em algumas horas fez com que o filme perdesse a continuidade. Está tudo jogado.  Uma montagem bem esquisita e diferente dos outros longas da série.

Aqui me atrevo a fazer outra comparação: Eclipse é fantástico na direção de arte, os cenários estão lindos, atores mais preparados e o filme mais sombrio como no livro, mas como fã da série, Catherine Hardwick foi , para mim, mais fiel à adaptação. Com orçamento baixíssimo, o filme com certeza respeitou muito mais coisa que Eclipse.

Mas isso vai de gosto de cada um. É inegável dizer que a série tomou grandes proporções e deixou muitos cinéfilos e críticos de cinema bravos por uma história tão mamão com açúcar e com atores quase sem experiência ser aceita pelo público.  Dá vontade de rir. Sério. Falem bem, falem mal…mas tudo mundo está falando de “Eclipse”.

Eu poderia escrever muito mais coisa neste post, mas vou aguardar o resultado dele. Se rolar diálogo, escrevo mais.

4 thoughts on “Uma opinião sobre “Eclipse”

  1. drika diz:

    olha vc foi bem otimista na sua critica , eu particilarmente acho muita propagenda pra nada. O primeiro filme da saga prendeu minha atenção, mas Lua nova e eclipse me decepcionaram.Acho a bella uma safada , se ama oo edward pq quer o jacob?Não gosto de triangulo AMOROSO ACHO FALTA DE RESPEITO, O LIVRO ATE Q PRENDE + TB A TENÇÃO ( TALVEZ PQ EU GOSTE + DE LER) de 0 a 10 a nota pra esse filme é de longe 3,as fãs me desculpem …

    Gostar

    • Livia Di Bartolomeo diz:

      Oi, Drika!
      hahaha jura que fui otimista? Achei até que estava sendo pessimista demais, isso porquê eu sou fã dos livros. A sua pergunta sobre o amor de Bella é bem pertinente…pra mim também não faz muito sentido você dizer que ama os dois ao mesmo tempo. Acho que ela tem mais dependência de Jacob por perto porque ele esteve ao lado dela quando Edward foi embora, mas não que isso seja amor. O triângulo se segurava já com os dois gostando dela e ela apaixonada por um só.
      E realmente, o livro é MUIIIITO melhor

      Gostar

  2. Lana diz:

    Olha, eu prefiro Lua Nova, acho que foi o mais fiel ao livro, sem contar que é meu livro preferido da Saga, mas tenho concordar com você. Diria aliás, e foi o que eu disse as minhas amigas, que não consegui enxergar o livro Eclipse no filme Eclipse. Sim a história estava lá em imagens, cenas bem montadas, cenários lindos, mas pra mim a história foi jogada e não houve muito sentido. Até não tinha percebido a parte dos corte que você comentou, mas concordo com isso também, acho que o o que faltou ao filme, fora a fidelidade ao livro, foi uma coesão, digo, uma amarração melhor. Sou muito fã da série, mas esse filme me decepcionou.

    Gostar

    • Livia Di Bartolomeo diz:

      Olá, Lana!
      Muito grata por ter vindo ao blog e comentado!
      Realmente é uma pena que Eclipse não tenha atendido às nossas expectativas como fãs…o jeito é esperar Amanhecer e torcer para que feche a adaptação com chave de ouro, não é mesmo?
      Apesar que eu sempre achei que livros são infinitamente melhores que suas adaptações. Deve ser porque ao ler criamos o nosso próprio filme, somos diretoras, roteiristas e até atrizes…de tal forma que a gente se entrega. Enquanto que ver ali na telona a visão de outra pessoa pode ser um pouco frustrante.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s