Máscaras

Nunca parei para pensar o que seria uma aula de direção de arte. Sei que cada professor tem sua metodologia, mas a maneira como estou aprendendo está realmente me agradando.

Transformar as palavras do roteiro em ambientes para a gravação parecia para mim algo impossível. Mas eis que um singelo exercício abre a sua mente.

Já havia colocado aqui um post intitulado “Ponto de vista”. Pois é, começamos assim. Olhar nosso objeto e tentar representá-lo com palavras e depois em figuras.

Nesta aula, por exemplo, passamos por esta etapa. Em seguida, tivemos que preparar máscaras.

A procura pelos materiais (atadura gessada e gazes) foi meio desesperadora. Onde encontraria material para produzir gesso? A dica é: casas de produtos cirúrgicos ou ortopédicos. Não invente de ir em lojas de estética que eles superfaturam o valor, ok? Sem contar que você não vai achar a atadura branca, só colorida.

Com os materiais em mãos, lá vamos nós produzir as máscaras. Quase voltei a ser criança. Colocar a atadura molhada na cara do colega e moldar a cara dele é como brincar de massinha. É super divertido e lúdico. O problema é quando chegou a minha vez de ser o molde.

Pense em ficar na escuridão total. É isso aí. Tampam seus olhos e começam a colocar as faixas. A única coisa que fica para fora é o seu nariz. Ok, você consegue respirar. Mas ter a sensação da boca selada não é nada legal.

São poucos minutos. No máximo 6 que você fica ali imóvel, sem poder tossir (sim, só porque você não pode, sente vontade), rir e falar. A comunicação com os colegas é “resolvida” a partir da mímica.

Quando seu amigo termina o trabalho e tira a máscara de você, a sensação é nascer de novo (não lembro como nasci, mas deve ser parecido). Senti como se tivesse sido puxada da escuridão e como se estivesse respirando pela primeira vez na vida.

Aquele cheiro de gesso na sua cara não é nada legal. Mesmo depois de se lavar muito, você encontra resquícios de gesso em você.

Apesar desta experiência quase traumática fiquei super feliz de ver o meu rosto ali, modelado num gesso. Mal posso esperar para as próximas aulas.Acho que direção de arte vem ser uma das minhas preferidas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s