Afinal de contas, devemos pagar os 10% ?

Neste mês passei por um constrangimento em uma temakeria. Pedi 1 temaki e um chá e na hora do pagamento eu dei o valor exato do que pedi, sem levar em consideração os 10% do garçom. Eu não dei não porque fui mal atendida, mas porque estava realmente com o dinheiro contato para àquela ocasião. Eis que o garçom me pergunta se eu pagaria os 10%. Eu respondo que não e ele me pergunta se fui mal atendida. Novamente, a minha resposta foi não.

Olhando nos olhos dele, vi raiva e disse que estava pobre mesmo, que estava pagando o que consumi. O rapaz ficou mais bravo e outros garçons se juntaram a ele e vi apontamentos para mim. Saí de lá super sem graça. Eu nunca tinha rejeitado esses 10% e cheguei a me perguntar se era uma obrigação do consumidor pagar este valor.

Fui pesquisar e vi que estes 10% são considerados gorjetas e que NÃO são obrigatórios ao pagamento. Percebi que o que acontece é o seguinte: virou costume pagar esses 10% ao garçom, mania..sei lá o que mais posso chamar. É tipo você repreender um idoso por um hábito que ele tem desde a infância, ele não vai aceitar, mesmo que esteja errado.

Uma coisa que me assustei na pesquisa foi que esses 10% serviriam como complementação ao salário do garçom. Achei isso uma sacanagem! O salário de uma pessoa não deveria ser baseado nisso e sim nas horas que ele trabalha. Quer dizer que se o movimento estiver fraco, ele ganha uma merreca? Outra coisa que me assustou: alguns estabelecimentos não repassam os 10% aos garçons, dividem com outros funcionários e até mesmo pega metade disso para o dono. Ridículo, não?

De qualquer forma, mesmo que especificado no cardápio o valor dos 10%, os consumidores não são obrigados a pagar. Está no seu direito a se recusar. Se você quiser pagar, tudo bem. Mas eu chegaria no garçom e perguntaria na real se ele recebe todo o valor da gorjeta…

Deixe uma Resposta

