1 mês e keep counting!

Hoje faz exatamente um mês que decidi mudar meus hábitos alimentares e também a colocar meu corpo para funcionar melhor.  Eu tinha estabelecido emagrecer 11kg até julho de 2013 e nunca mais engordar.

A caminhada, ou melhor, corrida, não foi fácil não. Tive que abidcar das coisas gordinhas, dizer não a muitos chocolates, lanches e qualquer coisa que nos deixa instantaneamente feliz, mas que me arrependia de comer depois. Ao contrário da maioria das garotas que iniciam uma reeducação alimentar, eu fugi da dieta de 1200 kcal. E explico por que.

Jura mesmo que uma pessoa que ingeria mais de 2 mil iria aguentar muito tempo reduzir assim drasticamente? Eu sei que não. Porque eu já fui em uma nutricionista que tentou me passar uma dieta dessas, mas eu morria de fome e acabei desistindo 15 dias depois. Desta vez, resolvi fazer algo entre 1500 e 1800 kcal. Sim, pode ser alto ainda, mas já era uma diminuição do que eu vinha ingerindo. E como todo mundo fala que é melhor emagrecer gradualmente para não ter o efeito sanfona, resolvi tentar.

Isso significou também que os meus resultados podem sim demorar para aparecer, digo os resultados na diminuição do número da calça e o peso na balança. Mas, sinceramente, tem sido assim, mais “fácil”. A fome está mais amena porque como bem e o aplicativo “Nutrabem” tem me ajudado muito! Ele calculou sozinho essa meta calórica (de 1500 a 1836) baseado no meu peso, idade e altura e com isso ele previa que eu emagreceria 2kg por mês. Mas ele não é só um contador de calorias, ele divide os alimentos em grupos e me fala quantas porções de cada um eu devo comer. Por exemplo: de 4 a 5 porções diárias de hortaliças, de 3 a 5 porções diárias de frutas, de 0 a 2 porções semanais de doces e por aí vai.

Aí começou a cair a ficha que os 1500 ou 1800 kcal são meio ilusórios…porque não adianta eu deixar de jantar e comer uma barra de chocolate que contenha as calorias para a minha janta que vou emagrecer. Não, ele te ajuda a tomar consciência de que eu devo comer as coisas certas. Vou confessar que raramente eu bati todas as metas que ele me manda, mas vejo que quanto mais eu cumpro, mais coisas saudáveis eu como e mais satisfeita (de barriga cheia) eu fico. Está sendo uma experiência bem interessante.

Quanto aos exercícios, eu fiz também o que a maioria não faz. Eu deixei um pouco a musculação de lado. Explico: toda vez que eu inicio academia, eu ganho peso. Sim, massa magra. Da última vez que medi eu tinha quase 46kg só de massa magra, ganhei 5 em menos de 4 meses. Foi algo meio surreal. Por isso, resolvi focar no aeróbico antes, ainda mais que tenho pouco tempo para malhar na semana.

Escolhi a corrida como minha aliada. Por que? Você já viu algum corredor gordo? Ta dám!! Eis a minha justificativa. Quem tem acompanhado o meu blog sabe que estou dando os primeiros passos e tomando o maior cuidado com os joelhos. Durante o mês de julho, eu peguei muito pesado. Indo de 5 a 6 vezes por semana, mas agora com a volta às aulas e ainda sendo o último semestre, vou ter que diminuir o ritmo. A ideia inicial é ir de segunda, quarta, sexta (se der), sábado e domingo. E ainda quero correr meus 5k em 30 min. Quem me segue no instagram, face e twitter tem visto que posto sempre que corro uma foto com o tempo que fiz. Alguns amigos até me zuaram falando que só tiro foto do tênis e tal…mas não me importo. Estou buscando dentro de mim a força de vontade que preciso para me vencer. Voltar a um peso saudável. Claro que conto com o apoio de gente que gosto muito e também de um grupo que faço parte no Face chamado #pensandomagro. Ainda leio o blog Pensando Magro e comecei a ler o livro que tanto ajudou a Camilla Pires.

Em 30 dias eu corri 108 km no total. 18 horas, 16 minutos e 49 segundos. Queimei (segundo o app Runstatic) 9.138 kcal. Minha primeira corrida foi feita em  43’47” e a de hoje em 37’47”. Consegui diminuir 6 minutos e sei que para correr em 30min preciso correr 1k em 6 min. Atualmente a minha velocidade média é de 7’33” min/km.

Enfim,tantas mudanças e o dia da pesagem chegou. Eu estava um pouco apreensiva, mas o resultado foi mais que satisfatório. Em 30 dias eu eliminei 2kg da minha balança e 9 cm de medidas. Minha primeira vitória! E a luta só está começando! Simbora, #projetopensandomagro

2 comments

  1. Olá lívia, meus parabéns pela sua conquista.. eu instalei essa semana também o nutrabem no meu cel, mas ainda estou com um pouco de dificuldades pra mexer nele..
    Estou te seguindo, é sempre bom a gente conhecer mais histórias pra ajudar na motivação hehehe
    Tudo de bom.. bjs!

    Gostar

Deixe uma Resposta

