Enfim, formada (2)

Está aí um post que há anos atrás eu jamais pensaria em escrever! Digo isso porque aos meus 17 anos eu nunca iria dizer que faria duas graduações. E ainda duas graduações dentro da comunicação!

Sim, senhores! A primeira opção logo que saí da escola foi jornalismo. Passei quatro anos na PUC. Aprendi um bocado de coisas úteis e também inúteis e acabei me formando com um gostinho de quero mais e ainda com o sonho de estudar na Cásper Líbero.

E lá fui eu prestar o vestibular. Para a minha alegria (e surpresa) eu passei em 12º lugar no curso de rádio e tv. Estava mega empolgada.

Eu entrei com a pegada de aproveitar cada momento. Estava mais madura, com 21 anos, e sabia que estava ali por opção. O primeiro ano foi o mais puxado com as matérias teóricas e eu estava desacostumada a fazer provas escritas. Mas as notas foram boas. E dos anos seguintes também. Tive professores maravilhosos, alguns nem tanto, e conheci muita gente legal, outros nem tanto também.

Aprendi a fazer coisas que nem esperava que fosse capaz de fazer. Calma, digo isso de qualidade técnica profissional e intelectual, nada ilícito ou vergonhoso. Mas também aprendi a ser mais paciente e vi que a vida fica muito mais fácil quando nos colocamos no lugar de aprendiz. Sério mesmo! Pensar que sabe tudo só traz frustração, mas se você mantém a mente aberta, tudo vem como algo que vai te acrescentar.

Enfim, foram muitas provas, trabalhos e o desafio da primeira monografia. Encerrei o ciclo de 4 anos com notas altas, quase sem faltas e feliz pela jornada que trilhei. E nessa segunda-feira foi a cerimônia oficial me informando que acabou mesmo! Eu colei, mais uma vez, o 3º grau. Sim, oficialmente sou radialista!

Só tenho a agradecer aos professores pelo incentivo, aos colegas pelas ideias divididas e trabalhos realizados, mas principalmente à minha família que mesmo às vezes não entendendo como eu aguentava a correria, me apoiaram como sempre fizeram.  Mãe e pai, sem vocês eu não teria tido condições de estudar o tanto que estudei. Grata por tudo que me deram. Só cheguei onde estou porque vocês me deram a oportunidade.

Eu consegui! Me formei, colei e grau e tenho a felicidade de dizer que agora sou jornalista e radialista!

Cerimônia de Colação de Grau
Cerimônia de Colação de Grau

Antes que as piadas comecem, não…não tenho interesse em cursar outra graduação. Se for para voltar à faculdade, que seja uma pós e quem sabe até mestrado e doutorado? Quem sabe… ainda sou nova e sei que os percursos são diversos, mas o caminho ainda é o mesmo! =)

 

2 comments

  1. Oi, tudo bem? Meu sonho sempre foi fazer jornalismo. Este ano é meu ano de vestibular, estou um pouco aflita e perdida de como estudar para o vestibular. Principalmente para a Casper, vc tem alguma dica do que eu poderia fazer para estudar? Obrigada

    Gostar

    • Oi, Isabella!
      O vestibular da Cásper é muito mais voltado para uma formação na área de humanas e para quem acompanha bem as notícias, livros e filmes. Procure exercitar muito a sua redação, que é onde mais pesa, e nas atualidades. Leia os livros recomendados, assista aos filmes e, se possível, participe de palestras e seminários sobre eles. Ajuda muito.
      Apesar de ter apenas 5 questões de matemática, não deixe de estudar, porque se zerar essa matéria, já está desclassificada. Eles adoram perguntar das regras de português também.
      Baixe as provas antigas e tente resolvê-las.
      O curso de jornalismo é o mais disputado na Cásper e a sua nota tem que ser alta, pois mesmo com a relação candidato/vaga baixa, as pessoas costumam tirar acima de 78 na prova.

      Então: foco na redação e atualidades, sem deixar o restante de fora.

      Boa sorte!

      Gostar

Deixe uma Resposta

