Casamento #2

Vamos falar da mudança de nome!

Sim, tem mulheres que ainda optam por adicionar o sobrenome do marido nos documentos e eu fui uma delas.

Você tem que alterar o seu nome no(a):
– RG
– CPF
– Título de eleitor
– CNH (Carteira de habilitação)
– Carteira de trabalho
– Banco
– Passaporte
– Plano de saúde

Neste post vou falar do Banco e do RG.

Banco
Para mudar o seu nome no seu banco, basta ir com a certidão de casamento original e cópia e cartão do banco. Sente lá com a sua gerente que ela já troca tudo pra você: nome, assinatura, endereço etc. Você vai preencher alguns formulários e em pouco tempo já recebe o cartão com o seu novo nome.

RG
Imagem

Eu tirei o meu primeiro RG aos 9 anos e não lembro onde foi, só lembrava de ter pintado os dedos. Mas quando tinha 16, tive que renovar porque sabia que quando tirasse a minha CNH o Detran não aceitava o meu documento com cara de criança. Isso eu fiz no Poupatempo. Cheguei lá, esperei horas e resolvi o problema.

Desta vez, foi diferente. Agora o Poupatempo oferece a 2ª via do RG mediante agendamento. Você pode, na semana do seu casamento, já ligar e deixar agendado para a sua volta de lua de mel porque nem sempre você consegue horário para o mesmo dia ou para o dia seguinte. Eu, por exemplo, tive que esperar 3 dias para conseguir ir num horário que não atrapalhasse o horário de trabalho.

Agende a sua ida pelo telefone ou site e não esqueça de anotar o número do protocolo. No dia agendado, chegue com uns 15 minutos antes do seu horário porque você vai passar por uma triagem: mostrar o número de protocolo de agendamento, o RG (original e cópia simples), Certidão de Casamento (original e cópia simples) e uma foto 3×4 recente de fundo branco. Se você quiser inserir o número do CPF e PIS no RG, também deve levar originais e cópia simples de cada um. Levou os originais, mas esqueceu de tirar cópia? Não se preocupem, o que mais tem na região dos Poupatempos, é casa que tira xerox e foto (mas é meio carinho, viu?!)

No Poupatempo de Santo Amaro, nesta hora é possível pagar a taxa de R$ 29,06 (vigiência de 01/01/2013) no débito com cartão de qualquer banco.

Você pode escolher pagar em dinheiro também, mas te mandam para outro guichê, outra fila. Depois desta etapa, te dão uma senha e te encaminham para um outro saguão. Ali, fui atendida rapidamente. A moça, a Cida, super simpática por sinal, pegou os meus documentos, confirmou a mudança de nome e tirou as minhas digitais. Depois, me entregou um protocolo informando que o RG novo ficaria pronto dentre de 5 dias úteis.

É importante avisar que você deve andar com o RG antigo e esse protocolo anexado porque eles dão um cortezinho, inutilizando o documento e informando que você solicitou outra via. Ande com ele para que o documento continue válido até sair o novo.

Deixe uma Resposta

