Casamento #3

Ainda falando sobre a mudança de documentos, hoje eu quero falar especificamente da CNH. Este post vale não só para a mudança de nome, como também para quem precisa tirar uma 2ª via da CNH.

CNH

Casou e mudou de nome? Vá a um posto de um Poupatempo ou faça o seu agendamento online aqui.  A categoria “mudança de nome” não existe para a CNH, então, diga que você precisa de uma 2ª via dela. Imprima/guarde o seu número de protocolo, sem ele você não será atendido.

Se a sua carteira de habilitação ainda está no prazo de validade (no caso a minha estava), você não precisará realizar o exame médico (dica: pelo que reparei, no Poupatempo este exame é mais barato). Caso esteja vencida, vai precisar. Para o meu azar (ou não…) eu, sem querer, lavei a minha habilitação e ela estava toda úmida e rasgada, ou seja, teria que tirar a segunda via de qualquer jeito. Para renovar a habilitação, sem exame médico, paguei R$ 31,96.

Para a segunda via, você vai precisar levar:

– Comprovante de residência – original e cópia – de no máximo 3 meses antes da data do atendimento.
– RG – original e cópia (como o meu ainda não estava pronto, mostrei o protocolo do RG e eles me autorizaram a usar apenas a Certidão de casamento).
– Certidão de casamento – original e cópia, caso você tenha mudado o seu nome.

Chegue no Poupatempo uns 15 minutos antes do seu horário porque você vai passar antes por uma triagem. Vão pegar o seu protocolo e confirmar se você trouxe todos os documentos necessários, sem eles, sem carta! Neste momento, irão te dar uma senha.

Quando chamam a sua senha, você senta lá com a moça/rapaz e entrega os documentos. Ela confirma os dados, imprime um ticket para você pagar a CNH e te avisa que a sua senha será chamada novamente para tirar a foto e colher as impressões digitais. Aqui você também assina a sua carteira no painel digital.

Poucos minutos depois (no máximo 5, de verdade), me chamaram e tiraram minha foto (baita cara de sono e sem maquiagem…ficou aquela meleca rs), e colheram as digitais de todos os dedos das mãos. Perguntaram se eu iria retirar no local a CNH (sai no dia) ou se queria pelo correio (demora 5 dias), claro que escolhi retirar pessoalmente. Depois disso, me encaminharam para pagar o ticket lá. A vantagem do Poupatempo é que eles têm um banco ali na sua frente pra você nem sair do espaço onde se encontra.

Depois de pago, te encaminham para outra fila rápida e lá você entrega tudo de novo: documentos + comprovante de pagamento. Aqui te avisam quando a carta fica pronta. Eram 8 horas da manhã e me avisaram que no mesmo dia, a partir das 16h, estaria pronta.

E você sai de lá com um protocolo. Qualquer maior de idade com documento original com foto e este protocolo pode retirar a sua habilitação pra você. Rápido, prático e indolor. Quando a burocracia funciona, até que é bom. Para retirar foi simples também. Nem tinha fila.

Pra mim este processo foi simples porque a CNH estava dentro do prazo de habilitação. Mas fique tranquilo, dentro do Poupatempo tem a parte de exame médico, é só pagar que você pode fazer tudo no mesmo dia.

Deixe uma Resposta

