[repost] MUTIRÃO DE PINTURA NO SANTA MARTA

Recebi este texto de uma assessoria de imprensa e achei interessante compartilhar. A assessoria é de Burson-Marsteller.

ImagemMUTIRÃO DE PINTURA NO SANTA MARTA CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE TURISTAS VINDOS PARA O ROCK IN RIO  

Hostels de Botafogo e Flamengo estão mobilizando voluntários para colorir casas como parte do projeto Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta

Rio de Janeiro, setembro de 2013 – Na próxima terça-feira, dia 17 de setembro, de 10 às 17 horas, o projeto Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta, da Tintas Coral, realizará um mutirão de pintura para colorir as casas da comunidade carioca com a participação de turistas brasileiros e estrangeiros que estarão na capital para assistir aos shows do Rock in Rio. A mobilização dos voluntários acontece nas dezenas de hostels existentes nos bairros de Botafogo e Flamengo, entre os quais, Meiai, Vila Carioca, Cafofo, Contemporâneo, Tupiniquim e Beach Backpackers.

Funcionária do hostel Vila Carioca, a jovem Giuliana Gomes já participou de dois mutirões do projeto e mobilizou hóspedes para ajudar na pintura. “Foi uma experiência incrível colorir as casas do morro e conhecer a realidade dos moradores. Os turistas também ficam fascinados porque têm muita curiosidade sobre as favelas. Eles estão sempre dispostos a fazer trabalho solidário mesmo nas férias”, afirma. Giuliana conta que o hostel já está cheio para o período do Rock in Rio e espera trazer o máximo possível de hóspedes para viver essa experiência no Santa Marta.

O projeto socioambiental Tudo de cor para Rio de Janeiro chegou à comunidade Santa Marta em 2012 para revitalizar a fachada das casas locais. O trabalho de pintura, previsto para durar até meados de 2014, conta com a participação ativa de moradores, voluntários e colaboradores da empresa. Atualmente, mais de 130 edificações já foram pintadas e, pelo menos uma vez por mês, o projeto promove grandes mutirões de pinturas. Desde novembro do ano passado, 12 mutirões do Tudo de cor para Rio de Janeiro trouxeram 400 voluntários brasileiros e estrangeiros para ajudar na revitalização das casas do morro carioca.

Além da revitalização das casas, o projeto oferece aos moradores a oportunidade de fazer cursos de capacitação na área de pintura promovidos pela Tintas Coral e pelo SENAI. Atualmente, a turma formada por 11 moradores e trabalhadores do Santa Marta está concluindo a formação de dois meses em pintura. E uma das atividades da formatura será a participação no mutirão do dia 17 de setembro. Eles se juntarão aos voluntários para colocar em prática o que acabaram de aprender. “Queremos estimular que os próprios moradores pintem as suas casas e, por isso, fornecemos todo o suporte necessário – como equipamentos, ferramentas, cursos e orientação de profissionais especializados. Com isso, buscamos gerar emprego aos moradores”, explica o presidente das Tintas Coral, Jaap Kuiper.

 O projeto

Em 2010, a companhia realizou um projeto piloto na comunidade com a pintura de 34 casas e da quadra da escola de samba localizadas na Praça do Cantão. Com o sucesso da experiência, a Coral criou uma edição especial do projeto e o Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta vem sendo colocado em prática desde o final de 2012.

A comunidade Santa Marta, que existe há mais de 80 anos, é uma área emblemática para a capital fluminense. Foi a primeira a receber a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em dezembro de 2008, e a ter wi-fi gratuito. Para facilitar a locomoção dos moradores pelo morro também foi inaugurado o Plano Inclinado (transporte sobre trilhos) no mesmo ano da pacificação. Atualmente, o local tem cerca de seis mil moradores.

“A comunidade foi escolhida pela Tintas Coral por ser fortemente reconhecida pela organização social e por seu pioneirismo em diversos projetos desenvolvidos no Rio de Janeiro”, afirma Jaap Kuiper, presidente da Tintas Coral. Segundo Jaap, a previsão é de que essa fase da revitalização da comunidade conte com o engajamento de centenas de moradores da região. “A intenção é de que o projeto seja uma realização coletiva. Por meio das cores, queremos cumprir nossa missão de contribuir para o aumento da autoestima e a alegria das pessoas que ali vivem. Buscamos plantar a semente da preservação em cada lugar que passamos e, assim, mostrar o poder que as cores possuem”, afirma o executivo.

Cerca de 300 mil litros de tintas serão utilizados em 24 diferentes tonalidades para a realização do Tudo de cor para você no Santa Marta. Os moradores escolhem a cor preferida dentre as opções oferecidas e contam com a consultoria do arquiteto carioca Jorge Abrantes, parceiro da iniciativa e criador do projeto arquitetônico adotado para as casas. Abrantes está envolvido em ações para melhoria visual da comunidade desde 2005 e possui forte engajamento com a população local.

A participação da comunidade é um dos principais pilares da iniciativa, por isso, foi constituído um Comitê com representantes locais. Esse grupo é formado por lideranças comunitárias e visa ajudar a definir os rumos do projeto. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mario Hilário, as discussões mensais desse grupo mostram a maturidade alcançada pela comunidade, que está sendo resgatada pela Coral com o projeto.

Antes de começar o trabalho de revitalização, a situação das fachadas de todas as moradias foi avaliada pela Coral a partir de um levantamento técnico inédito realizado na comunidade. Durante dois meses e meio, um escritório especializado em projetos de edificações e urbanismo contratado pela Coral disponibilizou nove agentes para percorrer o Santa Marta e detalhar informações sobre os imóveis, como acabamento das fachadas, esquadrias, números de pavimentos e cobertura.

Pré-requisitos para a pintura das casas

Para que uma casa seja pintada ela precisa estar dentro de alguns critérios, são eles:

• Casas autorizadas pelo governo levando em consideração critérios de precariedade e segurança. Validação feita pela EMOP – Empresa de Obras Públicas do Governo do Estado.

• Casas com superfícies adequadamente preparadas, evitando assim o desgaste da pintura.

• Engajamento dos moradores no momento da pintura. Eles escolhem as cores e mobilizam familiares e amigos para o trabalho de pintura da casa.

A Coral fornece treinamento básico em pintura, ferramentas, equipamentos de segurança, supervisão/orientação durante todo o processo de pintura, além de toda a tinta necessária para a pintura das fachadas das casas

 

Sobre o “Tudo de cor para você”

O “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel. Desde o início do projeto, mais de 520 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 3500 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, João Pessoa, Recife e Mauá. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 1.800 aprendizes formados pelo projeto. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

 

Sobre a Coral

A Coral, reconhecida mundialmente por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. A expertise em cores da Coral resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Simulador de Ambientes (oferecido no www.coral.com.br); o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. Além disso, a Coral também marca presença nas mídias digitais, como no twitter (@TintasCoral) e no Facebook (/TintasCoral). Outras plataformas do universo digital: o Blog Coral – ferramenta que tem como proposta aproximar os apaixonados por decoração das novidades do mundo da cor, e o Clique&Decore – simulador interativo de ambientes, com mais de duas mil opções de tons para colorir os mais diversificados espaços. Em 2012, a Coral foi reconhecida no prêmio internacional Superbrands, que elege marcas excepcionais que atendem as necessidades dos mais diversos públicos.

A marca Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.016 cores, e foi pioneira a trazer, além de códigos, os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda.

Desde 2008, a Coral faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, maior empresa de tintas decorativas do mundo.

 

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel é uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas. Fornecemos produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalhamos com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes. O nosso portfólio inclui marcas bem conhecidas como Coral, Sparlack, Wanda, Sikkens, International e Eka. Com sede em Amsterdã, na Holanda, somos consistentemente indicados como uma das empresas líderes na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, os nossos 50.000 colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos em entregar produtos e tecnologias de ponta, capazes de atender às crescentes demandas de um mundo em constante evolução.

As atividades da AkzoNobel no Brasil estão divididas em suas três principais áreas de negócios mundiais: Tintas Decorativas; Performance Coatings e Especialidades Químicas. Cada área possui unidades de negócios dedicadas a serviços específicos. Em Tintas Decorativas, a companhia trabalha com as marcas Coral e Sparlack. Dentro de Performance Coatings, existem as unidades Automotive&Aerospace Coatings (marcas Wanda e Sikkens); Marine, Protective & Coatings (marca International); Powder Coatings (marcas Interpon e Resicoat), Packaging Coatings e Wood Finishes and Adhesives (Resinas Iguatu). Já, em Especialidades Químicas, estão inclusas as unidades Pulpand Performance Chemicals (marca Eka), a Surface Chemistry e a Functional Chemicals. São, ao todo, 2.900 colaboradores distribuídos em 15 fábricas em seis estados e que fazem do Brasil o 4º maior mercado para a companhia. Por seu amplo portfólio e presença em diferentes áreas de atuação, a AkzoNobel está presente na vida cotidiana do brasileiro e trabalha para oferecer cada vez mais produtos inovadores e sustentáveis, em linha com sua missão e filosofia.

Informações sobre a Coral, acesse:

www.coral.com.br

@TintasCoral

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s