Você está grávida?

Esta é uma pergunta que tem me rondado muito desde que casei.  O meu casamento aconteceu no dia 7 de julho de 2013 e foi casar que as piadinhas a respeito de gravidez começaram.

irritada

A vontade é esta quando me fazem esta pergunta

Frases como “Vai voltar da lua de mel grávida”, “Tá treinando muito?”, “quando vem o herdeiro?” e coisas do tipo eu até relevava, mas quando começaram as afirmações no tempo presente de ‘você está grávida?’ o cenário mudou.

Não bastava eu responder, ainda simpática, “não, não estou”, eu era obrigada a ouvir explicações para a pergunta como: “ah..então vai ser logo, porque eu estou sentindo que você vai engravidar” ou “não vai demorar muito não, né?”

Tá…por que a pessoa não pode sentir que vou ficar rica? Ou que vou realizar uma viagem incrível? Por que existe esta pressão absurda de se ter um filho logo depois de casar?

Eu confesso que não tive pressão para casar, mas pra ter filho, parece que querem que eu encomende pra ontem. Calma lá, sociedade maluca.  Calma lá, pessoas! Cada casal é um e só depende de mim e o meu marido esta decisão.  Tá a fim de ver um bebê? Faz você, ué.

E eu me sinto numa fase de curtir apenas o meu marido. Criança, apenas afilhada, sobrinho (sim, vocês podem perguntar para a Marcela se ela está grávida, porque ela está depois de CINCO ANOS DE CASADA) e priminhos.

cegonha

Pedi ajuda para o santo google e tenho notado que muitas mulheres têm pressão para engravidar e as respostas delas são muito parecidas com as minhas. E alguns esclarecimentos também.

E lembre-se que, se você tivesse um filho, alguém te cobraria pra ter mais um. Se você tivesse dois meninos, alguém iria falar pra você tentar ter uma menina. Se você tivesse três, alguém te diria que é filho demais. E se você estivesse grávida, todo mundo iria passar a mão na sua barriga. Ou seja, intrometidx é o que não falta. ” (como lidar com a pressão de ter filhos)

Ai vai ter quem pense “Lívia, não estou te pressionando, mas torcendo por você”, pois bem…leia isso:

Pressão social atrapalha quem deseja engravidar

VERDADE. O estresse e a expectativa de uma gravidez que não está ocorrendo fazem muito mal ao casal. Cobranças sutis ou ostensivas, principalmente por parte de mães ou sogras, só aumentam ainda mais o estresse. A maternidade não tem que ser uma obrigação, e sim um prazer.

O que quero dizer com tudo isso? Simplesmente, pare de perguntar a qualquer casal se querem/quando vão ter filhos. Deixem eles quietos. Quando acontecer, pode ter certeza que você irá saber.

 

E você, cara leitora ou leitor, já sentiu a pressão para ter filho logo?

Anúncios

One thought on “Você está grávida?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s