Jardim de inverno, Kristin Hannah

jardimConheci este livro por acaso. A minha mãe, assim como eu, se empolgou com os livros de Lucinda Riley e isso despertou a nossa paixão por romances. Logo, ela foi passear por livrarias e deu de cara com “Jardim de inverno” da Kristin Hannah.

O primeiro contato que tive com as palavras de Hannah foram na sinopse:

Jardim de Inverno – Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.
A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.
Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.
“Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.”
– Publishers Weekly
A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.

Quando percebi que era uma jornada ao passado (ao estilo Riley), fiquei curiosa para ler. Logo de cara senti um certo ódio de Anya pela falta de atenção e carinho com suas filhas e queria entender o que o conto de fadas tinha a ver com toda esta frieza. A autora, de forma brilhante e envolvente, vai nos contando pouco a pouco a narração da vida atual destas filhas ao mesmo tempo que nos leva ao passado de Anya e ao mundo criado por ela que mistura fantasia e realidade.

Para quem gosta de ouvir histórias a respeito da segunda guerra mundial fugindo do tema holocausto, fica uma narrativa surpreendente em detalhes e sentimentos.

Não quero falar mais detalhes do livro porque eu mesma fiquei tentando toda hora descobrir sozinha o final, mas amei a forma como fui surpreendida pela autora. Este livro entrou na minha lista dos favoritos.

Não chega a ser tão grande, menos de 500 páginas, o que facilita para “segurar o livro e não cansar de ler”

Este foi o primeiro livro da Kristin que li. Sei que tem mais 17 obras publicadas no Brasil que torço para que sejam tão emocionantes e belas como “Jardim de inverno”.

HANNAH, Kristin. Jardim de Inverno. Novo conceito, 2013.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s