Se conhecer

Já faz algum tempo que venho buscando respostas para perguntas que meu coração tanto questiona.

Por que certas coisas aconteceram comigo? Por que sou do jeito que sou, por que reajo da maneira que reajo e por que tem horas que me desligo tão fácil de pensamentos e sentimentos, mas que há momentos que me sinto arrastada por eles?

Cheguei a conclusão que preciso me conhecer mais. Preciso aprender a reconhecer meus medos, mas também entender que existe alguma coragem dentro de mim. Afinal, já precisei tomar decisões que mudaram a minha vida – e que continuam mudando. E para mudar, meu amigo, haja coragem!

Foi então que eu percebi que o que mais me incomodava era tentar me encaixar no padrão dos outros. Não estou falando que a culpa é do mundo, mas eu criei – e às vezes ainda me pego criando – expectativas  do que os outros esperam de mim. Do tipo: tenho que me comportar de tal forma, agir de tal jeito porque assim eu agrado o ambiente a minha volta.

E então, como sempre, vem a frustração. Porque viver tentando corresponder a expectativas que, na maioria das vezes, são criações da minha mente que nada condiz com a realidade daquele grupo de pessoas, não me leva a nada de bom. Me sentia perdida em um labirinto.

Mas o que eu sou? O que eu quero ser e fazer? Pra saber disso, eu preciso me conhecer. Parar de me julgar pelo “senso comum” entender o que “Eu, Lívia” sou. Aceitar as minhas limitações, meus medos, mas também valorizar aquilo que eu acredito que seja bom em mim. Independente do que o outro fale.

Não quero causar desordem, nem brigas, mas sim praticar mais a compreensão. Me compreender. Valorizar meus pontos fortes e trabalhar os pontos fracos, no meu ritmo e, precisar também, desacelerar.

Mais uma vez eu digo: olhar pra mim me exige uma coragem que eu nem sei se tenho, mas preciso tentar. E se eu falhar, qual é o problema? Nenhum.

Então, você que está me lendo, te faço um convite: que tal você se conhecer?

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s