Afinal, o que são as atléticas

Para muitos universitários, fazer uma faculdade vai muito além do estudos, é vestir a camisa, aprender os gritos de guerra e curtir tudo o que a vida universitária pode oferecer

Por Livia Di Bartolomeo

A vida universitária pode oferecer muito mais que horas de estudos, provas e trabalhos. Tem gente que assume a faculdade como time do coração e aprende desde cedo os hinos e gritos que serão ecoados nos jogos universitários. Sem contar as legendárias festas e baladas em que as rixas entre faculdades deixam de existir e o que vale mesmo é a diversão. Mas quem organiza tudo isso?

Um grupo de alunos se reúne periodicamente para fazer com que tudo isso aconteça da melhor forma possível: são as atléticas. Cada faculdade tem a sua, por exemplo, dentro da Universidade de São Paulo (USP), existem várias atléticas: da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Faculdade de Economia e Administração (FEA) etc. Apesar de todas estarem dentro da USP, as gestões são independentes uma das outras.

Originalmente, as atléticas promoviam campeonatos interclasses e entre faculdades, providenciavam treinos, encontravam atletas e contratavam os técnicos. Hoje, ajudam a organizar a recepção dos bixos, as festas, churrascos e até o trote solidário. Os estudantes que fazem parte da atlética se dividem como se fosse em uma empresa. Há o diretor geral, comercial, marketing, operacional etc.

Para que tudo dê certo, tem que suar a camisa dentro e fora das quadras. De acordo com o vice-presidente da Associação Atlética Acadêmica Getúlio Vargas (AAAGV), Guilherme Oranges, são os alunos quem criam maneiras para captar recursos financeiros. “Temos um repasse mensal da faculdade, mas é insuficiente para cobrir os gastos como o salário de técnicos e aluguéis de quadra. Então a gente busca patrocínio, como do CPV Vestibulares e Banco Real, promovemos festas e vendemos kits com camisetas e agasalhos para arrecadar mais dinheiro.” A atlética da Poli-USP se sustenta pelo patrocínio da empresa Snickers além de pela venda de kits, já que não tem repasse da faculdade porque é uma universidade pública. “Algumas vezes os próprios alunos fazem uma vaquinha para pagar o técnico”, explica a vice-presidente Gabriella Torres.

A grande atração das atléticas são os jogos universitários. Assim como as atléticas são divididas por faculdade, os jogos são por área. Por exemplo, o JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes) é para os alunos de comunicação, Economíadas é para o curso de economia, Engenharíadas para as engenharias e por aí vai. As modalidades disputadas englobam esportes de quadra como basquete, vôlei, futebol, futsal, baseball e softball, de piscina como natação e pólo aquático, além de tênis de mesa, xadrez e lutas como jiu-jitsu e judô. Tudo depende da faculdade. “Nos reunimos com as atléticas de outras faculdades para decidir onde serão os jogos, alojamentos, hotéis e tudo mais”, explica Guilherme.

Tanto trabalho exige dedicação por parte dos alunos. “É besteira falar que não dá tempo, porque dá sim. Tem que saber se organizar, mas tem gente que mata aula mesmo”, fala Guilherme. “Os treinos são sempre marcados fora do horário das aulas de modo que não atrapalha. É mais corrido na época dos jogos universitários, mas ver os atletas com medalha no peito compensa tudo, até pegar dp [dependência – quando um aluno não é aprovado em determinada disciplina, fica de DP]”, explica Gabriella. “Fora que a gente ganha uma baita experiência em gerir dinheiro, pessoas e administração de um lugar. Isso é impagável”, diz Gustavo Braid, presidente da Atlética da Poli-USP.

Gustavo entrou na atlética quando ainda era calouro. “Foi para sentir o êxtase da faculdade e ter mais experiência de vida. Tenho certeza que isso vai me ajudar na carreira”, diz. Para fazer parte da atlética da sua faculdade é muito simples, basta aparecer. Você pode ir como atleta, baladeiro ou colaborador, tudo depende do que você quer e da sua disponibilidade de tempo.

Publicado no site Ikwa em 07 de abril de 2010

Anúncios

8 comments

  1. Boa tarde !!

    Uma matéria super interessante, gostaria muito da ajuda de vocês.
    Sou aluno de educação física da FIRP – Faculdade de ribeirão pires, e nunca teve uma atlética na faculdade, e gostaria de dar um ponta pé inicial nesse projeto.
    Qual Primeiro passo ?
    Tem que haver cargos ?
    como elaborar isso pra faculdade acatar este projeto ?

    muito obrigado e aguardo retorno.

    Gostar

  2. Pretendo montar uma Atlética juntaente com um pessoal do meu curso e ouvi dizer que é preciso montar um projeto antes, é verdade?

    Gostar

  3. Quais modalidades esportivas sao obrigatorias nos jogos entre as atleticas da mesma faculdade ?
    Ou sao os organizadores que decidem isso?

    Gostar

    • Oi, Douglas. Tudo bem? A resposta oficial eu não tenho, mas na época que realizei esta reportagem (2009) soube que eram os organizadores.

      Gostar

      • Estamos fazendo uma atlética que engloba 6 curso distintos isso e permitindo?
        E os jogadores dos times de futebol, vôlei etc podem ser de outros cursos?

        Gostar

        • Oi, Douglas. Pelo que estudei para realizar esta matéria, cada área tem a sua atlética. Por exemplo: Comunicação engloba jornalismo, rádio e tv e publicidade. Mas na PUC, por exemplo, temos as atélticas específicas para Direito, para Economia, para Comunicação..
          Já na GV é uma só para direito e adm.
          Então, sinceramente, não sei te responder.
          Em quanto aos jogadores, acredito que tenham que ser destes mesmos cursos.
          Beijos

          Gostar

    • As modalidades a serem disputadas ficam a critério da organização do evento esportivo, levando em consideração, também, a quantidade de faculdades participantes, tamanho do evento e dias de disputas. Geralmente os esportes mais populares como futebol, futsal, vôlei e handebol são os que compõem a grade esportiva destes eventos.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s