Dê adeus à mesada do papai

Jovens estudantes enfrentam o desafio de administrar o próprio dinheiro e depender cada vez menos da família na hora de pagar as contas

Por Livia Di Bartolomeo

Ter independência financeira aos 20 anos hoje em dia é praticamente impossível. A concorrência no mercado de trabalho faz com que muitos jovens estudem além da graduação para que possam sair de casa com um bom currículo e assim conseguir uma oportunidade de emprego melhor. Mesmo assim há universitários que, mesmo contando com o auxílio dos pais, iniciam os primeiros passos para a independência financeira.

Saber quanto ganha e o valor das despesas é fundamental para se manter organizado e longe das dívidas.  E o planejamento é essencial para quem quer ficar fora do aperto e também poupar para algum investimento. Higo Ribeiro, 21 anos, é um jovem mineiro que mora sozinho em São Paulo por causa da faculdade e do estágio. O salário não é alto, mas ele consegue pagar a mensalidade, as contas da casa e suas atividades de lazer, porém, o aluguel fica por conta da mãe. “Faço o meu orçamento de acordo com o que ganho, mas ainda é pouco para pagar tudo”, afirma. O estudante se considera organizado, mas sente dificuldade em guardar para o futuro. “Sei exatamente o valor das minhas despesas e já tenho o valor separado para liquidá-las, mas quando sobra algum dinheiro eu gasto, não consigo ver ele parado no banco.”

Ricardo Pereira, consultor financeiro do blog Mister Finanças, dá a dica de como economizar. “Não importa quanto ganha todo mês, o jovem pode separar 10% para a poupança, que é um investimento simples de fazer,  e 10% para algum projeto futuro. Assim, ele vai poder usar 80% do seu salário para o dia a dia e saber que tem alguma reserva, caso ocorra algum imprevisto.”

Thais Felicio, 22 anos, também mora sozinha num apartamento próximo à universidade e o baixo salário que ganha no estágio não permite que ela pague as suas contas. Por isso, seu pai a ajuda com todas as despesas. “Sei que dependo muito dos meus pais, mas eu precisava sair de casa porque em Rio Claro não tem oportunidades na minha área.” A bolsa auxílio é para pequenos gastos, como comprar uma roupa, xerocar um texto para faculdade ou sair com as amigas. Thais acredita que em breve conseguirá um novo trabalho e não irá mais depender tanto da família.

Marcelo Gaspar, 20 anos, é bolsista na faculdade e divide o apartamento e as contas com o irmão mais velho, Murilo, 23 anos. Os dois trabalham, mas quem gerencia as finanças, é o irmão mais novo. “Já tive que cobrir as despesas sozinho porque meu irmão estava duro”, conta Marcelo que não mantém uma planilha de gastos, mas sim uma gaveta onde coloca todas as contas pagas.  Dividir as contas ajuda o estudante a guardar dinheiro, “mas se quero comprar alguma coisa vou lá e gasto”, afirma.

É possível administrar as finanças pessoais mesmo morando com a família. Este é o caso do recém-formado Newman Costa, 23 anos. Ele vive com os pais em São Paulo, mas só fez faculdade porque foi ele mesmo quem pagou. “Cerca de 70% do meu salário era pra pagar a mensalidade e não sobrava muito para fazer as minhas coisas.” Mesmo com o fim da faculdade, Newman  não vai usar o dinheiro para sair de casa, mas sim “investir em uma pós-graduação”, afirma.

Existem diversas maneiras para poupar dinheiro, mas o consultor financeiro Ricardo Pereira acredita que os pais devem ajudar na criação da consciência financeira. “Pode ser mesada, cofrinho, tanto faz, o importante é ter diálogo para o jovem aprender como usar o dinheiro e conseguir fazer tudo o que quiser, dentro do seu orçamento, é claro.”

Publicado no site Ikwa em 18/12/2009

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s