Duas carreiras ao mesmo tempo

Enquanto a maioria dos trabalhadores volta para casa, esses profissionais encaram o segundo emprego

Por Livia Di Bartolomeo

Na hora de escolher uma carreira muitas coisas devem ser pensadas e levadas em consideração. Tem gente que busca uma carreira lucrativa, outros preferem trabalhar com aquilo que realmente gostam e há aqueles que querem unir o útil ao agradável e acabam escolhendo trabalhar em duas carreiras ao mesmo tempo.

Erick Ferreira é psicólogo de dia e analista de sistemas a noite. “Como eu trabalho em uma multinacional de telecomunicações, consigo me dedicar às duas carreiras sem ter problemas com o horário”, diz. Mas por que não ficar com uma só? “Eu já trabalhava com informática antes de cursar psicologia. Ao me formar, tentei focar só na nova área, mas com a crise financeira, acabei voltando a trabalhar com as duas e continuo até hoje”. Ele acredita que as duas áreas se complementam, “minha especialidade na psicologia é trabalhar com pessoas que têm vício com games e tecnologia. Logo fica tudo interligado, mas às vezes tenho uma certa dificuldade em mudar o canal de consultório para informática pura”.

Daniel Guedes se divide entre duas profissões de uma maneira diferente. “Durante a semana é só na agência de publicidade, mas os finais de semana são totalmente reservados para a música. É uma correria e família e namorada reclamam, mas gosto da vida que levo, ” afirma o produtor musical. Ele já pensou em ficar só com a música, mas fala que é difícil escolher uma, pois é apaixonado pelo que faz. “Se você não gosta da segunda-feira, tem algum problema, mude de carreira. Eu amo o que eu faço”.

Quem pensa que medicina é uma profissão que não deixa tempo livre, está enganado. O proctologista Paulo Ribeiro trabalha muito como médico e diretor de teatro do Hospital Sírio Libanês. “O teatro começou como lazer, mas veio ganhando espaço e vejo que ele me ajuda muito como médico, principalmente quando participo de conferências ou ministro palestras.”

Paulo se sente realizado com as duas profissões, mas sabe que algumas coisas ficam de lado. “Eu vivo para isso. A minha família demorou um pouco para se acostumar, mas foi uma escolha minha que valeu a pena porque cheguei onde queria chegar.” Tanto no teatro quanto na medicina, Paulo ajuda pessoas. No hospital atua como médico e cirurgião e na arte, trabalha pela qualidade de vida dos funcionários do hospital e também trabalha com crianças e adolescentes de rua.

Será que vale a pena ir pelo salário ou pela afinidade? A orientadora profissional Ivelise Fortim discute isso na série “Pra Onde Vou?”. Clique aqui para ver

Saiba que pela lei trabalhista  você pode ter dois registros na carteira, contanto que sejam cargos, lugares e horários diferentes. Se preferir seguir o caminho de Erick, Daniel e Paulo, a dica é avaliar se isso faz parte do seu projeto de vida e se você tem afinidade com as áreas escolhidas, afinal quase todo o seu tempo será destinado ao seu mundo profissional.

Publicado no site Ikwa em 03 de março de 2010

4 comments

  1. Eu trabalho em um laboratório de análises clinicas, me formei para trabalhar na área, mas sempre sonhei em fazer design de moda pois amo desenhar e fazer as minhas próprias roupas. Porém não quero deixar de trabalhar com análises pois também adoro meu trabalho.Será que conseguirei conciliar duas carreiras tão distintas… Fica a dúvida rsrs
    Abraços!!!

    Gostar

    • Acho que esta é a dúvida de muitos, ne?? Na reportagem tivemos casos que conseguem. Mas saiba que eles trabalham muito, horas a mais….Faça se for algo que vc realmente quer

      Gostar

  2. DR. Dr. Paulo Cesar Ribeiro é um dos melhores cirurgião do Hospital sírio libanês.Fiz uma cirurgia com ele e foi um sucesso.

    Gostar

  3. Muito bom, minhas carreiras sao Tecnologia da Informação e Educação Física, formando ainda. Mas pretendo seguir as duas tranquilamente. Dinheiro e felicidade, unam-se. 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s